quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Deveres Cívicos

Deveres cívicos são um conjunto de deveres que de impõe ao cidadão para uma justa e salutar convivência em sociedade. O seu não cumprimento dá cadeia.

RESPEITAR OS OUTROS CIDADÃOS
Respeitar os outros cidadãos é um dever civico e de cada um. este dever civico é parecido com os dez mandamentos. Se tirarmos os mandamentos de santificar o sábado, não adorar falsos deuses e não pronunciar o Santo Nome de Deus em vão, até é igual. A saber:
-Honrar pai e mãe
-Não matar pessoas
-Não enganar pessoas
-Não roubar
-Não prestar falso testemunho
-Não cobiçar mulher alheia
-Não cobiçar casa alheia.

VOTAR
Votar é um dever civico e de cada um. Consiste em escolher uma opção duma lista de opções. É extremamente limitativo, ter que escolher entre duas (no caso de referendo) ou meia dúzia de hipóteses (eleições), embora o povo fique todo contente a pensar que escolhe alguma coisa. Em Portugal vota-se para o Presidente da República, para a Assembleia da mesma, para o aborto, para as Câmaras Municipais e para a Assembleia Europeia. Eu não voto porque ainda não tenho idade para isso.
Aviso: Lave sempre as mãos antes de votar. Outras pessoas vão usar a mesma caneta. Não dê um passou-bem ao homem da mesa, que ele dá passou-bens a toda a gente.

PAGAR IMPOSTOS
Pagar impostos é um dever civico e de cada um. Consiste em dar parte dos lucros que se tenha ao estado. Serve para pagar aos policias, aos médicos, aos professores, etc. Há varios impostos: IVA, IRS, IRC, selo do carro, etc. Não fuja aos impostos.

CUMPRIR SERVIÇO MILITAR
Cumprir serviço militar é um dever civico de cada um. É ir à tropa.

DEVERES CIVICOS DE GRAU 2
Deveres Civicos de Grau 2, ou de baixo grau, são deveres que, não sendo obrigatórios, são aconselháveis. A saber:
-Separar o lixo
-Conferir o troco
-Não dar de comer aos pombos
-Agradecer sempre que lhe cedam passagem na estrada e a prioridade não seja sua.
-Não dar dinheiro a arrumadores de carros.

Adap. CENA

Sem comentários: